top of page

יום טוב

Resumo das datas festivas para este ano:

Anos 2021 | Ano Judaico 5782

Shabat semanal de sexta-feira à noite a sábado à noite.

Rosh Hashaná - Seg-Ter, 7 Set, 2021

Yom Kipur - Qua-Qui, 16 Set, 2021

Sucot - Seg-Ter, 21 Set, 2021

Shemini Atzerat Simcha Torá - Ter-Qua, 29 Set, 2021

Chanukah - Dom, 28 Nov a Seg, 6 Dez 2021

Purim - Qua - Qui, 17 Mar 2022

Pessach - Sex - Sab , 15 - 23 Abr 2022

Shavuot - Sab - Seg, 4 - 6 Jun 2022

Estudos sobre as Festas:

SHABAT

O Shabat é a chag (festa) semanal estabelecida por HaShem. Está nas Dez Palavras e também no rol das festas citadas na Torah, sendo sempre relembrado. A primeira das datas santas após a saída de Mitzraim (Egito). No dia que antecede o shabat, a famíllia se prepara para este dia solene. Preparam-se as chalot (pães doces trançados), que são duas, pois quando os benei Israel estavam no deserto, recolhiam porção dupla do maná na sexta-feira. A casa é limpa, a mesa arrumada para a refeição festiva, e as refeições do shabat são preparadas com antecedência. Acendem-se duas velas para lembrar e guardar, vinte minutos antes do sol se pôr. E então celebra-se o cabalat (recebimento) shabat. Durante o shabat se estuda a porção semanal da Torah, e se vai à sinagoga. Um dia deleitoso, separado dos demais, exclusivo para se estar na presença de HaShem e contemplá-Lo e às suas obras.

ROSH HASHANÁ

Rosh Hashaná (em hebraico ראש השנה , literalmente "cabeça do ano") é o nome dado ao ano-novo judaico. Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico rabínico, sétimo mês no calendário bíblico e nono mês no calendário gregoriano.

Torah refere-se a este dia como o Dia da Aclamação (Yom Teruá) (Vaycrá 23:24).

O início de um período de introspecção e meditação de dez dias (Yamim Noraim) que acaba no primeiro dia de Yom Kipur, um período no qual se crê que o Criador julga os homens, escrevendo-os no livro da vida ou não.

YOM KIPUR

Yom Kipur (Do Hebraico: יוֹם כִּפּוּר ou יום הכיפורים) celebrado no dia 10 do mês de Iyar é o Dia do Perdão, o dia mais santo do calendário Judaico. Começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishrei (que coincide com Setembro, Outubro ou Novembro), continuando até ao seguinte pôr do sol. 

SUCOT

Sucot (em hebraico: סוכות ou סֻכּוֹת; "cabanas") é um festival judaico que se inicia no dia 15 de Tishrei de acordo com o calendário judaico. Também conhecida como Festa dos Tabernáculos ou Festa das Cabanas ou, ainda, festa das colheitas, tendo em vista que coincide com a estação das colheitas em Israel, no começo do outono.

É uma das três maiores festas, conhecidas como Shalosh Regalim, onde o povo de Israel peregrinava para o Templo de Jerusalém. Nos dias de hoje, multidões entre 50 a 100 mil pessoas se reúnem aos pés do Muro das Lamentações, participando da Benção dos Sacerdotes.

SIMCHAT TORÁ

Simchat Torá ou Regozijo da Torah  (em hebraico שמחת תורה ) é o nome da festividade que ocorre no oitavo dia após Sucót.

Neste dia encerra-se e reinicia a leitura anual da Torah, como lembrança da sua eternidade . Nesta última disposição ler a Torah, Parasha em saudação, e imediatamente após o início do primeiro episódio, Bereshit.

CHANUKÁ

Chanuká (Do Hebraico: חנכה ḥănukkāh) é uma festa judaica, também conhecido como o Festival das luzes. "Chanuká" é uma palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração".

A primeira noite de Chanuká começa após o pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev e a festa é comemorada por oito dias. Uma vez que na tradição judaica o dia do calendário começa no pôr-do-sol, o Chanuká começa no 25º dia.

Purim (פּוּרִים, plural de פּוּר pûr, "sorteio" em hebraico) é uma festa judaica que comemora a salvação dos judeus persas do plano de Hamã, para exterminá-los, no antigo Império Aquemênida tal como está escrito no Livro de Ester, um dos livros do Tanach.

Pessach (do hebraico פסח, que significa passar por cima ou passar por alto) é a "Páscoa judaica", também conhecida como "Festa da Libertação", e celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito em 14 de Nissan no ano aproximado de 1440 a.C (para os conservadores) ou 1280 a.C. (para os liberais).

SHAVUOT

Shavuot (do hebraico: שבועות, "sete semanas" ) é o nome da festa judaica também conhecida como Festa das Colheitas ou Festa das Primícias, celebrado no quinquagésimo dia do Sefirat Haômer. Devido a esta contagem, a festa é também chamada de Pentecostes.

Please reload

FESTAS JUDAICAS

bottom of page