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PARASHAT VAYÊSHEV

B”H 

Parashat Vayêshev (Bereshit  37:1-40:23) 

Após Yaacov e seu clã instalarem-se em Erets Yisrael, região de Hevrom. Quando nasce Yossef, filho de Rachel, torna-se o preferido de Yaacov causando muito desconforto aos outros irmãos. Certo momento, Yossef descreve seus sonhos proféticos, apontando o significado sobre a sua posição de destaque espiritual em meio aos irmãos, aumentando ainda mais o sentimento de rivalidade. Em uma ocasião, seus irmãos se vingam e vendem Yossef para mercadores, simulando a sua morte no campo por uma fera, enganando assim toda família.

 

A história é interrompida pelo relato do casamento e morte de dois filhos de Yehudá, filho de Yaacov, que faz acordo com Tamar, a viúva de seus filhos mortos, prometendo-lhe um marido dentre seus filhos. Yehudá não cumpre sua promessa e é enganado por Tamar, tendo filhos gêmeos com ela, que se tornam príncipes desta tribo.

A Parasha narra o infortúnio de Yossef Hatsadik (O justo) vendido para o Egito para a casa de Potifar, um alto oficial do reino. Ao mesmo tempo, pela graça de HaShem, era abençoado e enriquecia a casa de seus senhor com o trabalho de suas mãos. A dedicação do servo atraiu a cobiça d esposa de Potifar, a qual foi rejeitada por Yossef, quando este não queria se contaminar com o pecado. Assim, ela arma uma cilada para o servo Yossef e o acusa, injustamente, de tentativa de estupro levando-o ao cárcere. Neste local, Yossef é identificado e respeitado como um tsadik, sendo próspero em tudo o que faz, ele alcança o favor do chefe dos carcereiros. Yossef Hatsadi tinha os dons divinos de interpretação de visões e sonhos que os utiliza para decifrar os sonhos de dois presos servos de Faraó, os quais são realizados e se cumprem conforme sua interpretação. 

O que a Parasha nos ensina hoje?

O nome da Parasha, “Vaieshev”, que significa: “E habitou” (Yaacov), alude certa tranquilidade para Yaacov, depois de seguidas dificuldades e perseguições, desde que partiu de Erets para casa de Lavan. Yaacov enfrentou conflitos com Esav, Lavan e Shechem, este último sequestrou sua filha, enquanto estava em Hevrom. Após esta jornada o patriarca habita seguro com sua família, sendo próspero e respeitado pelos vizinhos como descendente abençoado do D’us de Avraham. Assim em sua visão, despontava as promessas da Aliança em sua família e vislumbrava os propósitos de HaShem para as próximas gerações. Yaacov conseguia identificar os dons especiais que seu filho Yossef Hatsadik recebera divinamente e reconhecia nele a liderança expressa na interpretação do próprio sonho profético, bem como em seus atos como tsadik. No entanto, logo após enfrentar grandes lutas externas tem que defrontar conflitos internos com os sentimentos de desamor e as rivalidades entre os irmãos que ameaçam a unidade do povo de D’us.


É muito claro observar nesta Parasha, as consequências do erro de Yaacov em privilegiar e dar um tratamento diferenciado a Yossef colocando-o em um patamar acima de seus irmãos, sendo tratado como “o filho preferido”. Isto não justifica, nem isenta a culpa que eles carregaram ao entregar seu irmão como escravo aos idolatras e até mesmo, como alguns dentre eles, terem a terrível intenção de desejar a morte do irmão mais novo. Aqui vemos como estes sentimentos negativos como: a inveja, a intolerância e principalmente a falta de amor e união; pode fomentar o ódio e a violência que culmina no assassinato. A atitude irrefletida de Yaacov contribuiu com uma parcela para o ocorrido. A Torah com isso nos ensina que devemos dar um tratamento igualitário a todos os filhos, independentes de quais relacionamentos dão frutos. Cada filho necessita da atenção dos pais para sentir segurança, a partir da expressão do amor e dos cuidados que lhes são oferecidos, principalmente na infância, adolescência e juventude.

 

O texto nos diz que Yaacov o preferia por ser filho Rachel, sua esposa mais amada. Yaacov talvez tivesse um cuidado especial por Yossef pelo fato dele ter perdido a mãe muito cedo, assim para compensar a perda, o filho recebeu uma atenção diferenciada. Podemos ainda continuar enumerando várias possíveis razões, no entanto nenhuma destas irá justificar este grave erro. A responsabilidade de ser pai e mãe implica em se dar para cada filho, nas necessidades de sua criação, que exige atenção nos diversos aspectos de sua vida. A união da família e o Shalom habait (paz na casa), depende muito das atitudes dos pais, líderes do lar, em saber governar com sabedoria e suprir, não somente com bens materiais, mas também com valores e conteúdo espirituais a toda a mishpachá (família) como diz o Shemá: “(...) e as ensinarás diligentemente a teus filhos e falarás a respeito das mesmas [...]" (Devarim 6: 7). A busca pelo shalom começa em casa entre os seus, isso exige diversas ações conjuntas entre os pais. Mantendo a coerência na educação e na postura familiar tendo a Torah como referência e critério de valores e condutas.

 

A família é um organismo que deve ser mantido em unidade pelo vínculo da paz, do respeito e principalmente do amor. Os valores da Torah cultivados na mishpachá são de extrema importância, pois ela trará a santidade ao mundo terreno e em união com as outras mishpachá. De modo a formarem uma comunidade forte e gerar outras famílias pelas gerações, a fim de  cumprir os propósitos Divinos , como está escrito, "assim falarás à casa de Yaacov, e anunciarás aos Benei Yisrael: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a Mim; Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a Minha voz e guardardes a Minha Aliança, então sereis a Minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é Minha. E vós Me sereis um reino sacerdotal e o povo santo;"(Shemot 19:3-6).


Portanto, Yossef tipifica o Mashiach de D-us, o Ungido que trouxe e trará da gueuláh  para Yisrael e todas as nações. Yeshua HaMashiach em sua primeira vinda age como Yossef, repreendendo seus irmãos e fazendo com que eles vejam seus próprios pecados, e lhes mostra o caminho da justiça da Torah. Através dos dons espirituais e investido da autoridade do Ruach HaKodesh declara sua posição estabelecida por HaShem para a redenção. Seus irmãos como os Benei Yisrael não creem em suas profecias e palavras, Yossef e Beniamim, os irmãos mais novos, seriam os últimos sob visão humana a terem posição de domínio sobre os demais.

 

Assim, também, Yeshua é enviado por HaShem de forma simples e humilde dentre a sociedade judaica, apesar de sua unção e natureza para assumir sua posição, seus irmão o rejeitam e entregaram-no aos gentios. Enquanto, Yeshua está no meio de seu povo, eles não o reconhecem, contudo eles irão reconhecê-lo no final dos tempos, quando sentirem a necessidade do alimento (espiritual)  verão no segundo do trono, revestido de todo o poder.  Os irmãos são submetidos a várias aflições até o momento da grande revelação, a qual será feita a sós entre eles, onde impera o amor, o arrependimento, a misericórdia, o perdão e uma nova vida de abundância e união, que Mashiach volte em breve em nossos dias!

Rosh Yossef Chaim (Maurício) – B'rit Olam.

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